top of page
Buscar

Portugal pode ajudar a desmantelar redes de tráfico de pessoas no Mediterrâneo

  • Foto do escritor: Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG
    Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas da UFMG
  • 10 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Portugal vai participar em 2017 na operação da NATO para a segurança marítima no Mediterrâneo central, que deverá arrancar dentro de duas a três semanas, afirmou esta quinta-feira o ministro da Defesa.Sem adiantar quanto é que a participação portuguesa irá custar, por ainda não estar definido, disse, Azeredo Lopes adiantou que deverá ter uma dimensão similar à participação portuguesa na operação Sophia, liderada pela União Europeia, na mesma região.


Entre Abril e Junho, a participação portuguesa na operação Sophia, para o desmantelamento das redes de tráfico de pessoas na zona sul do Mediterrâneo central, envolveu 29 militares da Força Aérea e uma aeronave P-3 Orion.


A participação portuguesa nesta missão da NATO, que deverá arrancar em "duas ou três semanas", não deve começar antes de 2017, até porque carece de parecer favorável do Conselho Superior de Defesa Nacional, previsto para Dezembro, adiantou Azeredo Lopes. "Vai ser importante verificar como as duas organizações [NATO e União Europeia] podem trabalhar em conjunto e evitar o que é o receio de todos: como é que conseguiremos evitar a duplicação de esforços", disse.


Em conferência de imprensa para apresentar os resultados da reunião ministerial, que terminou esta quinta-feira no quartel-general da NATO, Bruxelas, o secretário-geral, Jens Stoltenberg, afirmou que espera ter "em duas a três semanas" navios e aviões a operar no Mediterrâneo.


Até ao momento, a Turquia e a Grécia ofereceram navios para a "Sea Guardian", que estarão na região neste mês. Quanto a meios aéreos, a NATO conta para já com as contribuições da Grécia, Itália, Espanha e Turquia. Jens Stoltenberg acrescentou que a NATO espera ainda contribuições concretas de outros países aliados, incluindo de países não europeus.


A força estará "pronta para apoiar em partilha de informação e logística" a operação da União Europeia. A Alta Representante da União Europeia para a Política Externa e Segurança disse aos jornalistas que os meios da NATO serão "bem recebidos".

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTATO

Endereço 
Av. João Pinheiro, 100
Edifício Villas Boas, Sala 1404

Belo Horizonte, MG 30130-180

Atendimento ao público

Segunda, terça, quarta e sexta

11h30min às 13h30min

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page