top of page

MITOS E FATOS SOBRE A ESCRAVIDÃO MODERNA

A escravidão moderna está em toda parte, mas passa despercebida pela maioria de nós. Descubra a verdade por trás de diversos mitos relacionados ao assunto!

MITO: A ESCRAVIDÃO É COISA DO PASSADO

FATO: Apesar de ter raízes antigas na história, a escravidão existe ainda hoje em muitas formas. Tráfico de seres humanos, servidão por dívida e trabalho doméstico forçado são apenas alguns exemplos. Mas isso não significa que ela seja inevitável. Um esforço coordenado entre os governos e os ativistas ao redor do mundo pode contribuir para acabar com a escravidão moderna de uma vez por todas. Este é o propósito do Protocolo da OIT sobre trabalho forçado.

MITO: RELATIVAMENTE POUCAS PESSOAS SÃO VÍTIMAS DE ESCRAVIDÃO MODERNA.

FATO: Hoje existem mais pessoas em situação de escravidão do que em qualquer outro momento da história. Há mais de 21 milhões de crianças, mulheres e homens vivendo em situação de escravidão moderna, o equivalente a 3 em cada 1.000 pessoas no mundo. Se todos vivessem em uma única cidade, ela seria uma das maiores cidades do mundo.








Fontes:

MITO: A ESCRAVIDÃO MODERNA EXISTE APENAS EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.

FATO: A escravidão moderna está em toda parte. Existem mais de 1,5 milhões de pessoas que trabalham em condições análogas à escravidão na Europa, na América do Norte, no Japão e na Austrália.



MITO: O TRÁFICO SEXUAL REPRESENTA A MAIORIA DOS CASOS DE ESCRAVIDÃO MODERNA.

FATO: A maior parte das pessoas vítimas da escravidão moderna trabalha em indústrias como agricultura, pesca, construção, confecção têxtil, mineração, serviços e trabalho doméstico. Cerca de uma em cada cinco pessoas são vítimas de exploração sexual.




MITO: A ESCRAVIDÃO MODERNA NÃO É UMA GRANDE FÁBRICA DE DINHEIRO

FATO: A escravidão moderna é um grande negócio. Um estudo recente da OIT estimou que a escravidão moderna gera mais de 150 bilhões de lucro todos os anos, o equivalente à soma dos lucros das quatro empresas mais rentáveis do mundo.





Fontes:


MITO: A MAIOR PARTE DO LUCRO DA ESCRAVIDÃO MODERNA É GERADA EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

FATO: O lucro anual por vítima de trabalho forçado é muito mais alto em países desenvolvidos e na União Europeia do que em qualquer outra parte do mundo.

MITO: A ESCRAVIDÃO MODERNA NÃO ME AFETA.

FATO: A escravidão moderna afeta todo mundo. Mesmo que você não seja uma vítima da escravidão moderna, você é afetado por ela. As empresas, por exemplo, enfrentam a concorrência desleal de companhias sem escrúpulos, que se beneficiam dos lucros da escravidão moderna. Isso pode levar à redução de salários ou ao corte de benefícios. Além disso, os governos perdem receitas tributárias valiosas e tem que arcar com altos gastos legais para processar casos de escravidão moderna. Estes recursos poderiam ser investidos em serviços públicos como educação, saúde ou transporte público.


MITO: NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER PARA AJUDAR AS PESSOAS QUE SÃO VÍTIMAS DA ESCRAVIDÃO MODERNA.

FATO: Você pode contribuir na luta contra a escravidão moderna. Cabe aos governos adotar e aplicar a legislação, proteger seus cidadãos e ratificar o protocolo. Você pode se certificar de que isso aconteça ao demonstrar seu interesse.

  1. Inscreva-se para participar da campanha 50forFreedom;

  2. Convide seus amigos para participarem também;

  3. Assine o Manifesto contra o PLS 432/13 e o PL 3842/12 elaborado pela CTETP UFMG;

  4. Peça aos seus representantes políticos para apoiarem o Protocolo sobre o trabalho forçado;

  5. Tem mais alguma ideia de como ajudar? Fale com a gente!

O Embaixador da Boa Vontade da Organização Internacional do Trabalho, o ator Wagner Moura, dá voz a uma história real de uma vítima de trabalho forçado, em apoio à campanha contra a escravidão moderna 50 for Freedom.

Por: 50forfreedom, em http://50forfreedom.org/pt/a-escravidao-moderna-mitos-e-fatos/

Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page