Conheça a Campanha Coração Azul no Brasil


A Campanha Coração Azul é uma iniciativa de conscientização para lutar contra o tráfico de pessoas e seu impacto na sociedade. O trabalho busca encorajar a participação em massa e servir de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas.

O tema merece ser lembrado no Dia Internacional da Mulher, tendo em vista que meninas e mulheres são as principais vítimas do tráfico humano, representando aproximadamente 70% das pessoas traficadas em todo o mundo. Um relatório global das Nações Unidas indicou que a exploração sexual é a finalidade mais comum do tráfico de pessoas, seguida pelo trabalho escravo contemporâneo. A ONU informou que as vítimas deste crime são de 152 nacionalidades e espalham-se por 124 países. Apesar do caráter internacional da rede, o perigo está também perto de casa: mais de 64% dos traficantes são conterrâneos das vítimas.


A Campanha Coração Azul no Brasil foi lançada em 2013, oportunidade em que o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, assinalou que o tráfico de pessoas envolve milhões de vítimas e gera bilhões de dólares para redes criminosas: "Nenhum país consegue escapar desse crime terrível que viola diretamente os mais fundamentais direitos humanos. É exatamente por isso que foi criada a Campanha Coração Azul, para conscientizar as pessoas a nível mundial sobre esse problema que está ao nosso redor. Portanto, todas as nações têm a responsabilidade de confrontar o tráfico de pessoas".


A versão brasileira da Campanha Coração Azul tem a cantora Ivete Sangalo como Embaixadora Nacional da Boa Vontade para Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas. Em evento da ONU, ocorrido no ano passado, Ivete reafirmou sua disposição em lutar pela erradicação do crime: "Sinto-me honrada e, acima de tudo, útil por poder utilizar meu talento e visibilidade para uma causa tão importante. Não podemos nos calar diante da angústia, do desespero e da sensação de impotência de tantas famílias que são destroçadas por este crime bárbaro. Sonho com o dia em que possamos comemorar a extinção deste crime", ressaltou a cantora.


O enfrentamento ao tráfico de pessoas exige, além do empenho dos governos e dos organismos internacionais, a conscientização e mobilização da sociedade. Felizmente, o número de denúncias de casos de tráfico humano cresceu mais de 800% entre 2011 e 2013, segundo relatório do Ministério da Justiça. Cada cidadão tem o dever de denunciar e, para isso, o governo disponibiliza:


  • Rede de núcleos e postos estaduais e municipais de enfrentamento ao tráfico de pessoas;

  • Rede consular para apoio no exterior;

  • Disque 100 (Secretaria de Direitos Humanos);

  • Ligue 180 (Secretaria de Políticas para as Mulheres).


Ajude a promover a campanha e a combater esse crime!


Fonte: https://nacoesunidas.org/em-evento-da-onu-ivete-sangalo-reitera-compromisso-de-ajudar-a-por-fim-ao-trafico-de-pessoas-no-brasil/; http://www.ebc.com.br/cidadania/galeria/audios/2013/05/ministerio-da-justica-e-onu-lancam-campanha-contra-trafico-de; http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/denuncia-de-trafico-de-pessoas-subiu-865-entre-2011-e-2013-diz-estudo.html; https://nacoesunidas.org/trafico-humano-atinge-124-paises-alerta-onu-nenhuma-regiao-esta-imune-diz-ban-ki-moon/

Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTATO

+55 31 9 9449-2272
Endereço 
Av. João Pinheiro, 100
Edifício Villas Boas, Sala 1404

Belo Horizonte, MG 30130-180

Atendimento ao público

Segunda, terça, quarta e sexta

11h30min às 13h30min

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram