top of page

Tráfico de nigerianas crescente na Europa

A Organização Internacional da ONU para as Migrações (OIM) juntou e analisou, nos últimos meses, dados sobre as chegadas e registos de mulheres naturais da Nigéria que têm sido forçadas por traficantes a partilhar a rota dos refugiados no Mediterrâneo para entrarem na União Europeia.

De acordo com a OIM, cerca de 3600 nigerianas desembarcaram na Itália nos primeiros seis meses deste ano, valor que duplicou quando comparado com o mesmo período de 2015.


O investigador português do instituto de estudos estratégicos e internacionais, Miguel Santos Neves, que coordenou o relatório "A Proteção dos Direitos Humanos e as Vítimas de Tráficos de Pessoas" alerta para a necessidade de as autoridades terem cuidados acrescidos face aos fluxos de tráfico humano para a Europa. "O tráfico de pessoas está, neste momento, misturado com os fluxos de migrantes. O problema é que tem uma série de implicações em termos de gestão de segurança. É um fenômeno crescente que já está identificado desde finais dos anos 2000 e todos os dados indicam que se têm intensificado", comenta o investigador.


A especialista de combate ao tráfico humano da OIM, Simona Moscarelli, em declarações ao jornal britânico The Guardian estima que mais de 80% destas mulheres sejam traficadas e obrigadas a prostituir-se na Itália e outros países europeus: "vemos este ano uma crise que é absolutamente inédita e que representa o maior aumento dos últimos dez anos no número de nigerianas que chegam à Europa".


"Intensificação que tem que ver com o próprio fenômeno ou crise migratória que tem sido aproveitada pelos traficantes para intensificarem a sua atividade. Isto significa que a forma como os migrantes têm sido recebidos e a necessidade que há em investigar em que medida os traficantes estão misturados com as próprias vítimas implica, por parte das autoridades, um trabalho de acompanhamento e de investigação bastante cuidado para impedir que este tipo de violação de direitos humanos continuem a ocorrer no contexto europeu", descreve Miguel Santos Neves.


A indústria sexual que liga a Nigéria à Itália não é recente, a ligação opera-se há mais de três décadas e transformou-se em indicadores de uma crise assustadora, muitas vezes ocultada na forma como estas pessoas, integradas na indústria de tráfico sexual, chegam à Europa. O que muda agora é o fato destas redes se apoiarem nos centros de recepção de migrantes e refugiados no território italiano como meio de passagem até chegar à distribuição destas mulheres e crianças pela Europa.


Fonte: http://pt.rfi.fr/africa/20160808-trafico-de-nigerianas-crescente-na-europa

Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page