top of page

Obama assina grande projeto de lei anti-escravidão

A pesca é uma grande indústria na Tailândia - valendo cerca de U$ 7 bilhões em exportações por ano - tendo a Europa e a América do Norte como grandes mercados consumidores. A má notícia é que pelo menos uma parte do lucro arrecadado por essas empresas tailandesas são obtidos por meio do uso de trabalho escravo, conforme revelado pela Associated Press no ano passado.

Por meio de promessas vazias de trabalho pago, muitos escravos são atraídos para os círculos de tráfico de pessoas no sul da Ásia, onde são abusados, drogados e aprisionados, além de não receberem remuneração pelo seu trabalho.


Foto tirada em porto na Tailândia, país onde o trabalho escravo tornou-se muito comum na indústria da pesca.

Graças à revelação da Associated Press e alguns relatórios de acompanhamento, cerca de 2.000 ex-escravos foram resgatados pelas autoridades e vários de seus traficantes foram presos.

Além desta primeira vitória, no último dia 24 de fevereiro, o presidente Barack Obama assinou uma lei que proibiu efetivamente todas as importações de frutos do mar capturados por escravos no Sudeste Asiático para os EUA.


Até Obama assinar o projeto de lei, vigorava nos Estados Unidos uma antiga lei que apresentava uma brecha importante que permitia que produtos obtidos por meio de trabalho escravo entrassem legalmente em solo americano. Tal brecha liberava importações, independentemente de como um determinado produto era feito ou transformado, caso não houvesse oferta suficiente para atender a demanda no mercado interno. Agora, com fechamento desta lacuna, os Estados Unidos possuem uma ferramenta importante para combater a escravidão global.


Esta é uma grande notícia, porque a proibição de importação de frutos do mar obtidos por meio de trabalho escravo é extensiva a outros produtos também, como o ouro extraído por crianças em países pobres e vestuário costurado em Bangladesh por mulheres que foram submetidas a abusos.


Claro que esta proibição só se aplica às importações norte-americanas e certamente está aquém de resolver a crise global de trabalho escravo, mas não há como negar que é um grande passo. Você também pode ajudar a alavancar o progresso! Quanto mais pessoas souberem sobre o trabalho escravo moderno - e usarem seu poder de compra para combatê-lo - melhor equipado nós ficaremos para acabar com a injustiça.



Fonte: http://www.upworthy.com/obama-just-quietly-signed-a-major-anti-slavery-bill-its-a-game-changer?c=ufb1



Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page