top of page

Quatro documentários para repensar o consumo

Você reflete sobre o que está comprando? Os quatro documentários abaixo funcionam como uma introdução intensiva ao tema. Cada um, a sua maneira, desperta para a missão de repensar a forma de comprar roupa – mostrando a realidade por trás das condições em que elas são produzidas ao material utilizado.


{The True Cost}

Lançado no ano passado em Cannes, o documentário analisa e discute os impactos negativos da indústria têxtil no planeta. Alvo principal: o fast-fashion. O roteiro destaca também os números do consumo excessivo e as péssimas condições de trabalhos de muitas empresas em vários lugares do mundo. Quem já está na jornada de consumo consciente há algum tempo não vai se deparar com nada de tão novo. Mas a reflexão é feita de maneira bastante impactante e inteligente. Se você está começando a entrar nesse universo agora, assista! É um bom passaporte para o universo da moda sustentável. Onde assistir: no Netflix.

{Traceable}

Lançado em 2014, também critica o consumismo das fast-fashion e o que elas provocam no meio ambiente, além de mostrar as condições de trabalho em que as roupas de tal indústria são confeccionadas. Onde assistir: no Netflix.

{Unravel}

Filmado entre 2009 e 2011, mostra o que acontece com parte das roupas que são doadas para programas de caridade ao redor do mundo e enviadas para centros de reciclagem na cidade de Panipat, na Índia. Cenas como nunca mais vão te fazer ver uma arara de uma loja com os mesmos olhos. Aonde assistir: AQUI

{The Story of Stuff}

Outro que vale como introdução ao tema consumo consciente de moda. Se você não assistiu nenhum dos indicados aqui, comece por este. Embora seja o mais antigo dessa lista – foi lançado em 2007 – ele vale a pena, pois tem um roteiro ágil e bem menos denso do que os outros. Você já parou para pensar de onde vem o algodão da camisa que está vestindo neste momento? Que tipos de toxinas são liberadas no processo de extração dele? Prepare-se para dormir pensando nas respostas que vai ouvir. Onde assistir: You Tube (dublado).

Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page