top of page

Por ano, quase 14 milhões de meninas são obrigadas a se casar

De acordo com o Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o número de meninas que terão casado durante suas infâncias poderá chegar a 1 bilhão em 2030. A organização luta para combater o matrimônio infantil em 12 países da África, Ásia e Oriente Médio.


Quase 14 milhões de meninas são forçadas a se casar a cada ano. São 37 mil meninas diariamente. E, segundo estimativas da ONU, nascem cerca de 14 milhões de crianças de mães adolescentes por ano em todo o mundo.


O Programa Global UNFPA-UNICEF para Acelerar as Ações para Acabar com o Casamento Infantil faz parte de um esforço amplo para evitar que meninas se casem muito jovens e para apoiar aquelas que já se casaram. O projeto conta com o apoio do Canadá, União Europeia, Itália, Holanda e Reino Unido.


As meninas que são casadas quando ainda são crianças estão mais propensas a deixar a escola, a sofrer violência doméstica, a contrair HIV/AIDS e a morrer devido a complicações durante a gravidez e o parto.


O casamento infantil também prejudica as economias, levando à perpetuação da pobreza. E o Brasil é o quarto no mundo no ranking de meninas casadas ou que vivem com um parceiro aos 15 anos de idade.


No último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, 877 mil jovens do sexo feminino entre 20 e 24 anos afirmaram que já eram casadas quando tinham 15 anos. As leis brasileiras garantem o direito de jovens casarem aos 16 anos com o consentimento dos pais, ou mais cedo em algumas circunstâncias, como a gravidez.


O casamento precoce aumenta o risco de doenças e morte durante o parto. Como no caso da menina Fawziya, 12 anos, que morreu durante o parto. O bebê também não resistiu. Fawziya foi forçada a sair da escola para casar-se com um homem de 24 anos. O caso ocorreu no Iêmen. Outro caso horrível que aconteceu no país foi da menina Rawan, 8 anos, obrigada a se casar com um homem de 40 anos. Morreu devido a ferimentos internos na lua de mel.


O UNICEF e o UNFPA fazem um apelo aos governos e organizações parceiras para que apoiem o novo Programa Global que ajudará a acabar com o casamento infantil até 2030.



Casamento infantil forçado é realidade análoga à escravidão em todo o mundo, alertam Especialistas em Direitos Humanos da ONU


Genebra – “As meninas que são forçadas a se casar podem estar se comprometendo com um casamento análogo à escravidão para o resto de suas vidas. As meninas que são vítimas de casamentos servis experimentam servidão doméstica, escravidão sexual e sofrem violações de seu direito à saúde, à educação, à não discriminação e à liberdade contra a violência física, psicológica e sexual.


O casamento de crianças é uma violação de todos os direitos da criança. Ele força as crianças, especialmente as meninas, a assumir responsabilidades para as quais elas não estão muitas vezes física e psicologicamente preparadas.


As meninas que são forçadas a casar enfrentam uma vida de violência no lar, onde são física e sexualmente abusadas, sofrem tratamento desumano e degradante e, finalmente, a escravidão. Casamentos precoces também impactam o direito das meninas à educação, à saúde e à participação nas decisões que as afetam. As meninas que se casam cedo muitas vezes abandonam a escola, reduzindo significativamente a sua capacidade de adquirir habilidades e conhecimentos para tomar decisões informadas e obter renda. Um obstáculo para as meninas e para o empoderamento das mulheres, essa realidade também dificulta a sua capacidade de se livrar da pobreza.


Fonte: http://observatorio3setor.com.br/noticias/por-ano-quase-14-milhoes-de-meninas-sao-obrigadas-se-casar/ e https://nacoesunidas.org/casamento-infantil-forcado-e-realidade-analoga-a-escravidao-em-todo-o-mundo-alertam-especialistas-em-direitos-humanos-da-onu/

Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page