top of page

Conheça o aplicativo gratuito que permite a todos lutar contra o tráfico humano - é mais fácil do qu

Nós nem sempre estamos cientes disso, mas os quartos de hotéis são rotineiramente utilizados como ferramenta para o tráfico sexual. Diante disso, um novo aplicativo está tentando ajudar a polícia a identificar os locais em que isto acontece, a fim de combater essa prática: por meio do TraffickCam, os hóspedes podem fazer upload de fotos dos quartos de hotéis nos quais estão se hospedando, as quais serão enviadas para um banco de dados utilizado pela polícia. O objetivo é ajudar na investigação e facilitar a intervenção policial nestes casos.




Traffickcam é um aplicativo móvel gratuito que permite aos seus usuários fotografar anonimamente quartos de hotel e transferir as fotos para um banco de dados usado pela polícia para localizar vítimas de tráfico sexual e seus traficantes. A novidade foi desenvolvida pela organização de ação social Exchange Initiative e pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis e está disponível para iPhone e iPad na App Store e para dispositivos Android no Google Play.


Segundo a UNICEF, pelo menos 1,2 milhões de crianças em todo o mundo são traficadas a cada ano.

TraffickCam permite que qualquer viajante com um smartphone possa ajudar a combater o tráfico sexual: características como padrões no carpete, móveis, acessórios de quarto e vistas da janela são comparados com a base de dados de imagens do viajante para fornecer à polícia uma lista de possíveis hotéis onde as fotos dos traficantes podem ter sido tiradas. Os primeiros testes mostraram que o app tem precisão de 85% na identificação do hotel correto. "A polícia está sempre a procura de maneiras diferentes e inovadoras para recuperar as vítimas, localizar os suspeitos e investigar a atividade criminosa", disse o sargento Adam Kavanagh, Supervisor da Força Tarefa do Tráfico de Seres Humanos de St. Louis. "O aplicativo dará à polícia mais uma ferramenta tecnológica para alcançar esse objetivo de forma mais rápida, mais eficiente na investigação de casos de tráfico humano e exploração infantil", disse Kavanaugh.


O banco de dados TraffickCam contém, atualmente, 1,5 milhões de fotos de mais de 145.000 hotéis em cada grande área metropolitana dos EUA, todas tiradas por usuários do aplicativo e de fontes publicamente disponíveis de imagens de quarto de hotel. O TraffickCam não armazena nenhuma informação de identificação pessoal ou de localização GPS do telefone. Quaisquer imagens que incluem as pessoas são rejeitadas a partir do banco de dados.

"A primeira vez que fomos capazes de ajudar a polícia a identificar um hotel, onde uma criança traficada tinha sido fotografada, percebemos que a nossa experiência de viagem era valiosa na luta contra o tráfico", disse Molly Hackett, diretor da Exchange Initiative. "O momento crucial para o desenvolvimento do aplicativo foi quando não foi possível identificar um quarto de motel, levamos três dias para encontrar a menina, o que parecia um caminho muito longo, dada a tecnologia de hoje".


Os desenvolvedores de aplicativos, Dr. Robert Pless, professor de Ciência da Computação e Engenharia da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Washington, disse: "Os criminosos aproveitam a tecnologia para fazer propaganda e coordenar o tráfico sexual ilegal. Estamos usando novas tecnologias para combater o tráfico, com este aplicativo que permite a todos contribuir com dados e com novas ferramentas de análise de imagem para ajudar a polícia a usar as imagens nas investigações".


A Exchange Initiative incentiva todos que viajam - tais como turistas, empresários, empreendedores, motoristas de caminhão, comissários de bordo e equipes esportivas - para capturar fotos de quartos de hotel e motel usando o aplicativo TraffickCam! Faça você também a sua parte: fotografe os quartos de hotéis em que se hospedar pelo app!!!

Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page