Bens apreendidos do tráfico de pessoas podem passar a ajudar as vítimas

Recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) poderão ser aplicados em políticas públicas que ajudem a reparar os danos causados pela exploração sexual e pelo tráfico de pessoas.


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, na última quarta-feira (30), mais essa destinação para o Funpen, disciplinado pela Lei Complementar 79/1994.


O Projeto de Lei do Senado (PLS) 374/2012, apresentado pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), recebeu emenda da relatora, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), destinando a essa finalidade também os recursos confiscados ou proveniente da alienação dos bens perdidos em favor da União, relativos aos crimes de lenocínio e de tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.


A relatora lembra que o tráfico de pessoas é o terceiro maior e mais rentável do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. Segundo informações da Organização das Nações Unidas, cerca de 3 milhões de pessoas são traficadas todos os anos no mundo.


O texto original vinculava a esses programas os recursos provenientes de multas de sentenças condenatórias com trânsito em julgado pela prática dos crimes de peculato e corrupção ativa e passiva. Entretanto, a relatora não viu correlação entre essas multas e os danos causados pela exploração sexual e pelo tráfico de pessoas. Além disso, as multas penais, de modo genérica, já estão previstas como fontes de recursos do Funpen.





Fonte: Agência Senado, http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/03/30/bens-apreendidos-do-trafico-de-pessoas-podem-passar-a-ajudar-as-vitimas

Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTATO

+55 31 9 9449-2272
Endereço 
Av. João Pinheiro, 100
Edifício Villas Boas, Sala 1404

Belo Horizonte, MG 30130-180

Atendimento ao público

Segunda, terça, quarta e sexta

11h30min às 13h30min

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram