top of page

Pará inclui debate sobre Direitos Humanos na sala de aula

No Pará, o enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo será trabalhado em três escolas estaduais a partir do ano letivo de 2016. O projeto “Direitos Humanos Em Cena” foi apresentando ontem às escolas onde a dinâmica será desenvolvida.


O projeto visa integrar esferas governamentais para atuarem na prevenção ou na promoção da defesa da dignidade da pessoa humana em uma região com particularidades sociais, econômicas e geográficas que tornam vulneráveis crianças e adolescentes ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo.


De 2011 a 2015, a Coordenadoria de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) atendeu 84 casos de crianças e adolescentes nesta situação. "Muitos dos casos de aliciamento acontecem dentro da escola e, por isso, é preciso envolver o aluno para prevenir esta situação", explica a coordenadora Leila Silva.


A metodologia utilizada pela Sejudh neste projeto consiste em levar aos alunos do 8° e 9° ano sessões cinematográficas com a temática, exposição dialogada, exposição de vídeos, elaboração de redações e desenhos, envolvendo a coordenação pedagógica, professores de Língua Portuguesa e Artes.


"Esta é uma das metas do Pacto pela Educação do Pará, melhorar o ensino e o ambiente das escolas no Estado", explica o secretário adjunto de Ensino da Seduc, Roberto Silva. Ele ainda comenta que a Seduc está realizando uma série de reuniões com a Polícia Militar, Guarda Municipal de Belém, Fundação Pro Paz e Sejudh para intensificar o enfrentamento à violência no ambiente escolar.


Os temas a serem tratados em sala de aula envolvem direitos humanos, violência intrafamiliar, abuso e exploração sexual, diversidade de gênero, exploração do trabalho infanto-juvenil, trabalho escravo e tráfico de pessoas.



http://www.sejudh.pa.gov.br/debate-sobre-direitos-humanos-chegara-a-sala-de-aula/

Saiba mais sobre o assunto

Clique aqui para conhecer a história de alguns dos pescadores resgatados! 

Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page